Nossa ideia no post de hoje é mostrar os diferentes tipos de email marketing que sua empresa pode utilizar, bem como os benefícios e objetivos de cada uma das modalidades.
Newsletters
A Newsletter é um dos formatos de Email Marketing mais comuns. Geralmente composta por indicações de artigos e novidades da empresa, é um ótimo formato de email para fomentar o relacionamento de uma forma “leve”. Reforça a marca e também impulsiona leitores para outros canais da empresa, como o Facebook e Twitter.
Por não ser focado em uma oferta específica, o conteúdo do email pode ter uma abrangência maior de interesses. É possível, por exemplo, promover um produto ou outra oferta mais atrativa para aqueles que estão em um momento avançado de compra e mesmo assim ser relevante para os que ainda estão apenas conhecendo a empresa e veem valor nos artigos e dicas.
Se sua empresa já escreve um blog e produz conteúdo com frequência, a Newsletter funciona como excelente forma de alavancar o alcance do conteúdo, além de ser produzida com bastante facilidade.
Falamos sobre esse formato específico de email no eBook Newsletters por Email.
Emails promocionais
Emails promocionais são focados em uma única ação que a empresa deseja que os usuários façam. Pode ser baixar um novo eBook, assistir a um vídeo, conhecer um novo produto ou mesmo realizar compras (como a maioria dos emails enviados por sites de e-commerce). Por terem foco único na conversão, sem as diversas opções e distrações que uma Newsletter oferece, tendem a ser muito mais efeitvos no atingimento desses objetivos.
No entanto, esse tipo de email só funciona bem quando a pessoa que o recebe de certa forma já “espera” por ele. Nesse caso, a segmentação da lista em diferentes momentos de compra e interesses é essencial para obter bons resultados e não depreciar a base.
Uma outra vantagem aqui é a objetividade da mensuração: basta acompanhar as conversões.
Também falamos em mais detalhes sobre esse tipo de ação no eBook Emails Promocionais.
Emails transacionais
Emails transacionais são aqueles que indicam a confirmação de uma compra, agradecimento, envio de um material gratuito ou cupom.
São importantes para suprir a expectativa do usuário e por serem arquivados na caixa de entrada do usuário, ficando disponíveis para consultas posteriores. Por isso é importante enviá-los e não só redirecionar o usuário para a página final (como as Thank-You Pages).
Além disso, podem indicar o caminho para outros objetivos: seguir nas mídias sociais, fazer um review, lembrar do pagamento, oferecer um cupom, etc.
Nutrição de Leads
A nutrição de Leads não é exatamente um tipo específico de email e sim um processo automatizado que envolve os outros diferentes tipos de email (principalmente os promocionais).
Esse processo é uma forma de qualificar e preparar um Lead e direcioná-lo para um produto ou serviço através de passos intermediários.
Um exemplo é o envio sequencial de novos materiais educativos para um Lead e, na medida em que ele vai se mostrando cada vez mais interessado no tema do negócio, começa a receber também informações e ofertas sobre os produtos ou serviços da empresa.
Se bem feito, o processo tende a ser muito efetivo nos resultados em vendas, mas é preciso haver um volume razoável de Leads para valer o investimento inicial e fazer testes com precisão.
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