1. Site otimizado é o primeiro passo
Ter um site otimizado é o primeiro passo para ter um site vendedor. Imagine que você contrate o melhor vendedor do mundo para sua loja. Se ela não estiver bem localizada e nenhum cliente entrar nela, de nada vai adiantar a sua contratação. A otimização de sites (SEO) visa aumentar o tráfego de visitantes no site, através do bom posicionamento do mesmo no Google e em outros mecanismos de busca.
2. Autoridade passa confiança
Tenha elementos no seu site que demonstrem que sua empresa é uma autoridade naquele setor. Certificações, selos, entrevistas na TV ou rádio, premiações ou qualquer outro elemento que traga autoridade. Com estes elementos no site, os visitantes acabam sentindo maior confiança em comprar da sua empresa.
Outra dica, porém um pouco mais complicada, é contratar alguma pessoa que já seja autoridade no seu segmento, para falar sobre seu produto ou serviço. Como esta pessoa já tem autoridade perante as outras pessoas, ela transmite esta autoridade para sua empresa. Repare nos comerciais de TV, pois eles exploram bastante este elemento.
3. Depoimentos também aumentam a confiança
Inclua depoimentos no seu site. Os depoimentos são uma prova de que sua empresa realmente cumpre com o combinado e entrega um produto ou serviço de acordo com a expectativa dos clientes. Os depoimentos também fazem as pessoas perderem o medo de comprar da sua empresa, pois elas imaginam “se várias pessoas já compraram e deu certo, porque comigo não daria”.
4. Conexão com redes sociais
Similar a dica 3. Criar um espaço para interação do seu cliente nas redes sociais também é uma forma de minimizar o medo que ele sente sobre a empresa. Nesta dica, cabe um destaque para oPlug-In Social do Facebook. Se você tiver este plug-in em seu site, ele mostra as pessoas que curtiram a sua página. Se algum amigo do visitante estiver entre os que curtiram, ele será exibido primeiro. Isso cria maior proximidade com o seu cliente, já que ele pensa “se meu amigo curtiu isso, deve ser bom”.
5. Botão de Ação (Call To Action)
O Botão de Ação ou Call To Action, como também é chamado, é o botão que leva o visitante a executar alguma ação dentro do site, seja efetuar uma compra, seja efetuar um cadastro, ou mesmo enviar uma mensagem para uma cotação ou pedido de mais informações. Estes botões precisam estar sempre próximos dos produtos ou serviços da empresa, para que, assim que o visitante sentir vontade de executar uma ação, ele não precise pensar muito para executá-la.
6. Formulário de contato
Se possível, coloque um pequeno formulário de contato em todas as páginas do site. Este formulário pode conter apenas os dados principais, como nome, e-mail e a solicitação. Isso facilita ao visitante solicitar mais informações ou pedir uma cotação do produto.
Cada vez mais as pessoas têm pressa; às vezes, o simples fato de ter que ligar para a empresa para pedir uma informação inviabiliza uma venda. Com estes formulários, o visitante pode enviar uma solicitação na mesma hora em que esta navegando no site.
7. Perguntas e respostas
Como mencionado no artigo 5 dicas de como vender mais pela Internet, quanto mais informado o visitante estiver, maior será a chance de que ele compre. Crie uma seção com perguntas e respostas sobre seus produtos ou serviços. Isso, além de diminuir o fluxo de ligações para sua empresa, ajuda o visitante a escolher o produto ou serviço mais adequado.
8. Escassez
Inclua elementos de escassez no seu site como: Só Hoje, Só este Mês, Últimas peças, etc. Mas use esses elementos com moderação; inclua-os se de fato a situação ocorrer. É muito ruim entrar em um site onde, todos os dias, o mesmo produto esta com a marcação Só Hoje. Isso acaba despertando outro sentimento no visitante: a desconfiança.
9. Reciprocidade
Crie algum conteúdo ou material que ajude o visitante, sem cobrar nada por isso. Ter um blog, nestes casos, ajuda muito. Os visitantes acabam ficando agradecidos pela ajuda prestada de forma gratuita e, alguns, acabam comprando algum produto ou serviço da empresa.
10. Corrija os erros do site
Site com erros (links quebrados ou imagens quebradas) passam a sensação de algo mal acabado, ou algo que não seja confiável. Por isso, corrija os erros do seu site e aumente suas vendas.
Conclusão
A maioria das dicas acima são elementos que aumentam a confiança no site. Não deixe de explorar estes itens no seu site. Eles farão uma tremenda diferença na quantidade de contatos e vendas que você receberá.
E você, já fez alguma alteração no seu site que aumentou suas vendas? Utilizou alguma de nossas dicas? Deixe um comentário para nós.
fonte: http://www.webcortex.com.br
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